Nos Gatos
do Jardim a Vida tem um Valor
não um Custo
Somos uma associação que nasceu de um enorme trabalho e dedicação por uma colónia já existente neste Jardim em S. Pedro do Estoril e que se transformou na primeira e única verdadeira aldeia de gatos do país.
Temos como prioridade a dedicação, a qualidade de tratamento e a proteção dos animais.
Sonhamos com o conceito de santuário onde os animais vivam no seu habitat, protegidos, seguros e felizes.
Queremos sensibilizar as pessoas para este maravilhoso animal, promovendo mais adoções, mudando mentalidades para que Portugal seja, de facto, um país realmente sensível aos animais.
Como funciona o
nosso trabalho?
01
Resgate
Resgatamos gatinhos da rua, muitas vezes em risco de vida, mediante a nossa possibilidade de espaço, equipa de resgate e os apelos que recebemos diariamente da sociedade.
02
Tratamento
Todos os nossos gatinhos são tratados, desparasitados e vacinados (aos 2 meses). Quando maiores de 5 meses são também testados para FIV e FELV e esterilizados.
03
Sociabilização / CED
/ Realojamento
Dependendo do caráter do gato, este será preparado para adoção, devolvido à sua colónia de origem (Programa CED) ou realojado na Aldeia dos Gatos do Jardim.
04
Adoções
Após o tratamento e socialização, sempre que possível em famílias de acolhimento (FAT) os gatinhos ficam a aguardar pelas suas futuras famílias.
Estrutura do Jardim
Na aldeia dos Gatos do Jardim, os gatos residentes vivem de forma protegida nas suas casinhas e abrigos. Tratamos dos animais como nossos e damos-lhes todo o conforto, boa alimentação, carinho e cuidados de saúde que todos os animais deveriam ter. Conheça o nosso espaço.
Aldeia dos gatos
A aldeia é composta no momento por 5 casinhas com camas e cobertas onde os gatos podem se aconchegar e dormir protegidos do frio calor chuva e vento.
Separadamente têm ainda 4 casinhas/módulos onde têm sempre à disposição boa comida e água.
Estão agora espalhados pelo espaço novos abrigos mais pequenos, pois os residentes estão a aumentar e precisámos de mais espaço para se protegerem.
Localizado na zona do antigo mercado de São Pedro do Estoril, no jardim de S. Pedro Professor Dr António Henrique Oliveira Marques o espaço da aldeia dos gatos e loja solidária é cedido pela CMC aos Gatos do Jardim.
Na aldeia dos gatos do jardim vivem agora cerca de 50 + gatos que chamam casa à nossa aldeia. Já não há gatos originais da antiga colónia. Todos os gatos da aldeia dos Gatos do jardim foram aqui realojados.
Loja Solidária Go Cats!
Aberta aos sábados de manhã, mas na primavera e verão estará aberta mais tempo.
Transformámos a antiga Casa de Apoio, numa loja solidária onde também servimos chá e café e alguns bolinhos caseiros. Temos uma grande variedade de artigos novos e em segunda mão, de roupa da época a artigos para gatos e de casa e decoração, tudo a preços acessíveis.
Queremos que seja um espaço de interação com a comunidade, onde as pessoas se podem sentar um pouco na companhia dos nossos gatos residentes, beber um café, usar a nossa internet para trabalhar ou em lazer e, quem sabe, comprar qualquer coisa da nossa loja para nos ajudar nesta missão!
Abrigo de Adoções
Um espaço fechado com área exterior e interior, ideal para acolher ninhadas maiores ou gatas mães com ninhadas. É visível do exterior. Os adotantes podem ver ou entrar (com supervisão) e interagirem com os gatinhos para adotar.
Abrigo Nave Espacial
Este abrigo construído de raiz por um voluntário, alberga e protege 10 gatos individualmente e ainda tem o pormenor de ter canteiros para embelezar e uma caixa de correio para as crianças escreverem cartas aos gatos com donativos! Uma maravilha <3
Espaço de realojamento na Aldeia dos Gatos do Jardim
Como funciona o nosso sistema de Realojamento nos Gatos do Jardim.
É um processo que desenvolvemos e que teve até agora 99% de sucesso.
Os gatos ficam num abrigo fechado, mas com espaço exterior com rede, a verem a colónia, a rotina da comida e limpeza, a cheirarem e interagirem com os residentes através da rede e, 3 a 4 meses depois, quando os virmos a passar bastante tempo cá fora na plataforma a interagir com os gatos residentes, abrimos a porta e eles… ficam.
Sentem-se seguros, conhecem o espaço, portanto ficam
Deixamos sempre o abrigo aberto e geralmente nos primeiros dias eles dormem dentro do abrigo.
Depois, quando forem explorar e descobrir o seu espaço, fechamos novamente o abrigo se precisarmos de voltar a realojar algum.
Quando se vai a uma colónia e se deixa um gato adulto, ao contrário do que as pessoas possam pensar – que eles ficam porque têm abrigos e comida – os gatos nunca ficam porque são escorraçados pelos residentes que só aceitam novos membros com este processo de apresentação.
É um sistema pensado por nós, pioneiro e inovador, do qual nos orgulhamos muito pela maravilhosa taxa de sucesso e que gostávamos que existisse em mais colónias de rua, pelo bem estar dos animais, sempre!
Go Cats!
Colónias programa CED
O nosso espaço de atuação vai para além da área do jardim e atuamos também em diversas Colónias no concelho de Cascais.
Todos os dias, voluntários fazem o que chamamos rondas e alimentam e cuidam de várias colónias do Concelho de Cascais e arredores. Resgatamos gatos em perigo e esterilizamos para reduzir a população felina errante em ambiente urbanos cheio de perigos.
Quando são gatos mais silvestres, que não possam ser adotados, depois de esterilizados e terem feito o recobro, e se não estiverem doentes, são devolvidos à colónia de origem. PROGRAMA CED (Capturar, Esterilizar, Devolver).
Neste momento, além da nossa colónia GJ na aldeia cuidamos ativamente de mais 9 colónias com mais de 150 gatos errantes e diariamente.
Ajudem-nos a salvar as
vidas mais pequeninas!
Temos este projeto muito necessário para salvar mais recém-nascidos e ninhadas em perigo, e estamos em risco de perder tudo e de ter de devolver o dinheiro da candidatura que ganhámos do ICNF.
Dinheiro esse que não chega para o projeto mas o qual já gastámos para avançar com o projeto!
Se até ao final do ano não tivermos tudo, temos de devolver, o que já não temos…
Todos sabem que o nosso trabalho é essencial para a zona de Cascais e até de Sintra e tanto os canis como as associações redirecionam pedidos de ajuda para nós.
Já temos o trabalho muito pesado, mas, sem o espaço, não conseguimos continuar a ajudar.
Precisamos de todos vocês!
Doem por aqui. Podem escolher não dar qualquer percentagem (tip) à plataforma. Um esforço mínimo vosso pode salvar muitas vidas.
Obrigada